segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sim.

Eu já sonhei ser modelo. Depois atriz. Depois cantora. Qualquer coisa que me colocasse num palco. Sim, fiz curso de modelo, depois curso de TV, depois aula de canto. Mas tudo isso durou pouco.

Não fui atrás de nenhum desses sonhos. Fui escrever sobre tudo isso e virei redatora de anúncio. Nisso, persisti.

Não persisti nos meus outros sonhos porque me escondi atrás do meu nariz torto, dos meus dentes imperfeitos, das minhas pernas finas, do meu cabelo ondulado, da minha voz aguda e da minha língua presa. Sim, tudo isso ainda faz parte de mim. Não fiz plástica, não usei aparelho, não coloquei silicone, não fiz musculação, nem escova progressiva, nem fonoaudiologia. Mais tarde, a essas imperfeições vieram se juntar varizes, estrias, celulite, olheiras, cabelos brancos e uma barriguinha.

Sim, eu tenho um filho. O que reforça as olheiras. Mas nesse contexto elas perdem por completo a sua importância.

Sim, eu tenho 37 anos.

Não, eu não uso maquiagem. Talvez porque ao longo do tempo eu tenha aprendido a me aceitar assim, quase exatamente como sou. Talvez porque eu me ache, hoje, mais bonita do que realmente sou. Talvez porque eu não fique esperando a opinião do outro para me sentir assim. Quando eu me olho no espelho, fico feliz no papel de mim mesma.

Sim, eu gosto de aparecer. Isso me diverte e me faz levar a vida menos a sério.

Não, atualmente eu não pratico esportes. Porque sou preguiçosa também.

Sim, eu tenho muitas roupas. Sou consumidora compulsiva. Ainda estou me curando. Lentamente, que é como as verdadeiras curas funcionam. E a cura está em expor meus exageros, transformando o vício em uma coisa boa. Sim, eu já gastei demais, já me endividei, já sofri por isso. Já me culpei. Depois descobri que me culpar só me faria insistir no vício. Sim, eu me perdoei.

Sim, eu já sofri por amor. Muitas vezes. Já fiz sofrer também. E já perdi mãe, pai, avós, filhos no início da gestação. Sim, eu já me separei. E foi bom. Sim, depois disso encontrei o amor da minha vida e o perdi de um dia para o outro. Não, não foi fácil. Mas reencontrei a alegria. Não morri com ele.

Sim, eu só tenho a agradecer. Porque amei e fui amada. Porque temos um filho que ao sorrir me mostra que valeu a pena. Sim, faltaram algumas coisas – mostrar Paris para ele, por exemplo. Faltou ele conhecer o próprio filho. Mas sobrou amor. E não faltou dizer nada. Nem ouvir.

Já vivi muitas coisas. E não me canso de me surpreender com a vida. Sim, para melhor.

Sim, eu me sinto sozinha. Mas não me assusto mais com isso. Tenho me achado ótima companhia.

Sim, eu me orgulho. Não das minhas perdas, mas da maneira como lido com elas. E de estar completando 24 anos de auto-análise. Desde os 13 escrevo sobre a minha dificuldade de estar no mundo. Tanto tempo, que foi ficando fácil. Já fiz as pazes comigo e com o mundo.

Sim, eu sou a filha mais nova de uma família de cinco. E fui mimada. E já fui insuportável. Não, eu não era ouvida. Eu me sentia abandonada. Só falava em tom de choro. Sim, eu me sentia feia. Sim, eu cortei os cabelos pela primeira vez aos 19 anos e nunca mais deixei crescer. Porque isso me libertou. Sim, foi uma alegria descobrir que a beleza estava dentro de mim, e não nos cabelos.

Sim, eu me tatuei 29 vezes. Isso também me liberta e me ajuda a levar a vida de um jeito mais leve.

Sim, eu gosto de me vestir bem. E demorei muito tempo para entender que isso era prioridade pra mim.

Sim, eu gosto de moda. Não a moda ditada pelo último São Paulo Fashion Week. Gosto de moda na coleção que eu mesma lanço ao fazer minhas escolhas. Gosto do desfile que começa a cada dia na hora de me vestir. Sim, essa é a minha forma de fazer moda.

Sim, eu poso de modelo. E me mostro, sem medo. Não, as fotos não têm retoque de photoshop. E eu não tenho uma equipe para me vestir nem para me maquiar. Sim, tenho amigos talentosos que topam a minha viagem todos os dias. Sim, tenho sorte.

Sim, eu gosto de aparecer. E adoro elogios. Eles fazem do outro o meu espelho e isso é muito bonito. Sei elogiar também. E sempre que o faço, é sincero.

Sim, estou em lua de mel com a modelo que existe em mim. Que tem olheiras, varizes, cabelos brancos e nenhuma maquiagem. Sim, estou em lua de mel também com a escritora que existe em mim.

Sim, eu convivo diariamente com uma ou outra frustração. E nenhuma é grande o suficiente para me fazer infeliz. Sim, eu vejo pessoas à minha volta. E muitas delas sofrem também. E a gente troca.

Sim, de vez em quando sinto inveja. Mas quando isso acontece, procuro a saída mais bem-humorada. Sim, é muito bom quando você consegue dar ao outro apenas o melhor que está em você.

Sim, eu ouço som bem alto no carro. Coloco os óculos escuros e canto a caminho do trabalho. Sim, hoje atraio olhares. Nem todos são bons. Mas aprendi a lidar com isso.

Sou triste e sou alegre. Sim, sou eu.

Sim, eu sou mulher. E sou modelo, atriz, cantora. Trabalho num lugar onde posso exercer tudo isso. Construí meu próprio palco.

Sim, eu me acho poderosa. Mesmo porque, é comigo que posso contar. Sim, em alguns momentos percebo que a imagem que involuntariamente construí é diferente de mim. Mas é parecida também. E eu não tenho controle sobre isso.

Não, hoje não tem foto. Hoje vou assim. Vestida dos meus sins e dos meus nãos. Vestida de mim mesma. Praticamente nua. Livre de falsas identidades e convidando você a se libertar também.

(escrito em março de 2008 para o blog hoje vou assim)

43 comentários:

  1. Cris,
    Seu texto me deixou engasgada. E ponto...

    ResponderEliminar
  2. Adorei do começo ao fim, acho muito importante escrever sinceramente sobre nossa alma, realmente é libertador, é como olhar-se no espelho sem espelho. Certa vez fiz isso e intitulei o texto como "auToBiográFico", se tiver curiosidade é este aqui:

    http://despertardaessencia.blogspot.com/search?q=autobiogr%C3%A1fico

    Que sua semana seja doce!

    Beijos pra Ti

    ResponderEliminar
  3. texto tirado do fundo do baú, hein?
    perfeito, lindo, maravilhoso... exatamente como vc!!!!!
    sou sua fã. muito fã, cada vez mais fã.
    que bom que vc existe!!!!

    ResponderEliminar
  4. Uau ! Se despir assim não é tarefa fácil !
    Parabéns !
    Bjks da Déia
    www.voudedeia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Queria conseguir ser honesta dessa forma comigo mesma, mas acho que essa deve ser a parte mais difícil, não?! Mas, apesar de não conseguir ser bem resolvida como você, não sinto inveja disso porque estou tentando! Bom ler o que você escreve, sempre.

    ResponderEliminar
  6. "E não faltou dizer nada. Nem ouvir."

    Isso é o melhor de tudo. Isso não nos deixa olhar pra trás, nunca mais. E seguir em frente, crescendo, ganhando, perdendo, mas com a cabeça garantida de dever cumprido, consciência leve, e vida feliz.

    ResponderEliminar
  7. Como foi fantástico sentir a vibração desse texto.
    Sim, obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Que texto absurdamnte maravilhoso. Além de ler palavras belíssima e citações que eu vou guardar comigo, eu pude ver um retrato fiel de algo que eu posso ser daqui há alguns anos. Sim, eu tinha medo do futuro. Não eu não tenho mais.
    Lindíssimo.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Estou estagnado em frente o monitor.
    Sem mais, perfeito.

    ResponderEliminar
  10. Também estou me vestindo com roupas mais confortáveis, até mais fáceis de tirar.
    Despindo muitas vezes daquilo que caia bem aos olhos dos outros pra achar meu melhor estilo. Minha moda!
    Lendo seu texto me acho e sem intenção de me procurar.
    Reconheço-me!
    Abraços admiradores

    ResponderEliminar
  11. Quando sua alma se despe, de lindezas você se veste! Beijo querida!!!!

    ResponderEliminar
  12. Simplesmente lindo, intenso, maravilhoso o texto. Já li muito, mas poucas vezes encontrei alguém que escrevesse tão bem assim. Leio todos teus três blogs e a cada novo post me apaixono ainda mais pela tua vida, teus textos, tua maneira de se expressar. Eu choro quase sempre..me emociono, tomo uma injeção de animo, me transformo..

    Obrigada Cris por nos dar a oportunidade de compartilhar coisas tão maravilhosas. Milene (milene@maaj.com.br)

    ResponderEliminar
  13. Faz diferença eu dizer que foi bom ler isso? Pq foi bom.

    Gosto muito daqui.
    Parabéns por suas conquistas mas principalmente pela coragem.
    Até!

    ResponderEliminar
  14. Quando eu crescer Cris, eu quero escrever igual a você!

    ResponderEliminar
  15. Adoro o seu texto e sempre aguardo ansiosa por novos posts...
    simplesmente, um melhor que o outro!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Cris, conheci teus blogs por meio de amigas aqui de Recife, e estou encantada, principalmente com o "amor e ponto".
    Esse texto é de uma autenticidade que dá pra sentir mesmo sem te conhecer, pois posso afirmar com todas as células do meu corpo (drama de escritora em potencial para escritora oficial hehe) que também estou nesse processo de auto-conhecimento e consequente amadurecimente desde meus 13 anos. Isso, é claro, inclui, análises e mais análises. Não diferente de você, também estou na busca do esquilíbrio do consumo, principalmente de moda, não porque está na moda, mas por ser moda propriamente dita! Trabalhava com moda, mas motivos de força maior abri mão por um tempinho.
    Vou te acompanhando por aqui, continue com esses texto incríveis que fazem com que a gente saiba que não tá sozinha com os mesmos questionamentos hehehe

    Beijos carinhosos, querida.

    Maria Carolina de Sá.

    ResponderEliminar
  17. Olá, é a primeira vez que venho realmente e oficialmente ler o que você escreve.
    Comecei a seguir o seu blog pq tinha um título bacana não nego e até hoje não tinha parado para ler um dos seus posts..
    E me surpreendo ao me deparar com pessoas de alma ainda hoje..
    Que bom que não ficou só no título, adorei a maneira como encara a vida, a sua visão sobre as coisas..
    Um beijo grande pra você.

    ResponderEliminar
  18. Melhor se vestir de sins com sinceridade do que se enganar mesmo...
    Ótimo texto! E ótimo blog!
    parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Sim, eu sou tua fã, desde do primeiro dia em que te li. E sim, te acho linda. E acho a tua voz bem minerada sim. E não, não te conheço pessoalmente, mas sim, já sonhei com você. E sim, torço para que você seja mais feliz. E sim, ainda quero que você seja a pessoa que vai celebrar o meu casamento.

    Beijos, Cris

    ps: Não, não sou louca. É que também tatuei em meu corpo (com uma tinta invisível) uma palavra chamada alegria.

    ResponderEliminar
  20. *-*
    sabe de uma coisa...
    eu me encantei com tuas palavras,Tudo!
    eu vou ser tão boa assim um dia...
    eu prometo!
    bj

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito do inventário que fizeste de ti.
    Realmente deve ser libertador com todos os sims e nãos.

    Bjos meus

    ResponderEliminar
  22. O que tenho a dizer? Eu chorei por dentro.

    ResponderEliminar
  23. Cris, que texto lindo. Visito os teus três blogs e realmente você tem talento para expressar emoções, criatividade e bom gosto.
    Parabéns.
    Quando quiser também visite meus blogs http://enfim.blogspot.com e
    http://macondomania.blogspot.com
    bjs

    ResponderEliminar
  24. A sua segurança, sua estória, sua dedicação, sua poesia e sua prosa inspiram.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  25. Apenas mais uma admiradora, apenas mais um elogio.
    Teus textos são inspiradores pra mim.

    ResponderEliminar
  26. Sim, eu também sou assim Cris...E Hoje Vou Assim, de mim mesma, sei q os olhares vão ser que "pernas de sariema", foi o q sempre ouvi,mas hoje não, hoje não vou dar ouvidos a isso. Saiba que desde que conheci a sua maneira de ver as coisas meus pensamentos começaram a me incomodar. Abraços, Rose

    ResponderEliminar
  27. Hoje li seu blog pela primeira vez, no dia de natal, e isso me trouxe uma felicidade incrivel...adorei seus três blogs,parabéns por trazer para as pessoas este sentimento tão bom..abraços...telma

    ResponderEliminar
  28. maravilhosa ! me identifiquei tanto com alguns trechos desse conto que quis re-escrevê-los e colocar em lugar que sempre vou ler. Posso ? Eu cito a autoria !
    Você arrasa.

    ResponderEliminar
  29. Emocionante texto.
    Sem pretextos.
    Apenas verdades sentidas e exaladas.
    Me reconheci nas palavras.
    E fiquei abalada.

    Sim, sou sua fã.

    Patrícia Mezzaroba

    ResponderEliminar
  30. Sou sua fã, admiradora e sempre leio tudo o que você escreve. Mas só hoje, especialmente hoje, após ler esse texto eu tomei coragem pra te escrever isso.
    Ganhei da minha melhor amiga o "Para Francisco", de presente de aniversário. Foi o melhor presente que já ganhei.
    Você é inspiradora.
    Parabéns, muito sucesso.

    Um beijo, Laura Lima.

    ResponderEliminar
  31. e muito legal
    mais comenta e segui meu blog por favor cara.
    www.moviebiblicos.blogspot.com

    vcs tanbem pessoal!!!

    ResponderEliminar
  32. me emocionei mais uma vez com vc Cris.. que texto mais cheio de verdades comuns, comuns a tantas mulheres.
    feliz páscoa! feliz vc! feliz eu que resolvi ler esse texto hj e me sinto tão bem por isso, tocada por algo real e honesto.
    um beijo

    ResponderEliminar
  33. você é maravilhosa. Letícia

    ResponderEliminar